Desenvolvido pela RB PUBLICIDADE

free site templates

Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Avaliação Preliminar
Elaboração de estudos, análises e medidas que buscam diminuir os riscos para a população e o meio ambiente, durante o processo de verificação da presença de contaminantes numa propriedade, bem como durante o processo de remediação da mesma.

Investigação Confirmatória
Apresenta os resultados obtidos por meio da investigação das fontes potenciais e primárias de contaminação, resultando assim, na confirmação ou não da presença de contaminantes na área de interesse.
A investigação confirmatória tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação em áreas suspeitas, identificadas na etapa de diagnostico ambiental preliminar.
No relatório apresentamos os resultados obtidos por meio da investigação das fontes potenciais e primárias de contaminação, resultando assim, na confirmação ou não da presença de contaminantes na área de interesse. Avaliamos nesta etapa as matrizes de água e solo sempre acompanhando as legislações vigentes.
O projeto pode ser encerrado nesta etapa como também pode se estender para as etapas seguintes que são o monitoramento ambiental ou a investigação detalhada.

Investigação Detalhada
Caracteriza o meio físico da área contaminada, as concentrações das substâncias nos meios avaliados, a espacialização no âmbito horizontal e vertical das concentrações existentes e, o comportamento destas substâncias nas diferentes unidades avaliadas.
A investigação detalhada investiga de forma mais profunda caracterizando o meio físico da área contaminada, as concentrações das substâncias nos meios avaliados (água e solo). Nesta etapa há a necessidade de avaliação no âmbito horizontal e vertical das concentrações existentes e, o comportamento destas substâncias nas diferentes unidades avaliadas.
Este tipo de estudo tem que ser realizado da forma mais completa e precisa, pois, pode impactar de forma negativa causando transtornos nos próximos estudos e ocasionando gastos desnecessários futuros.

Análise de Risco a Saúde Humana
Indica a existência de risco aos diversos receptores, no âmbito ecológico e toxicológico, e elucida sobre as medidas a serem adotadas.
O estudo apresenta o possível risco aos diversos receptores (pessoas que podem morar ou trabalhar no local), no âmbito ecológico e toxicológico, e elucida sobre as medidas a serem adotadas.
É muito importante a execução bem feita deste estudo pois é ele que define a dimensão da periculosidade que a área estuda, avaliando o risco em potencial.

Remediação Ambiental
É o processo onde são adotadas técnicas e operações que visam cessar os efeitos da contaminação numa propriedade, sejam eles de risco a saúde humana ou de risco ecológico.

• Trabalhamos com diversos tipos de remediação:
• Barreira hidráulica
• Biorremediação
• Escavação, remoção e destinação do solo
• Bombeamento e tratamento
• Extração multifásica
• Extração de vapores no solo
• Injeção de ar (air sparing)
• Barreiras reativas permeáveis
• Estabilização
• Tecnologias térmicas (thermal enchance)
• Oxidação química
• Atenuação natural monitorada
• Biopilhas
Muito importante: “nem toda área se faz necessária a remediação".

Monitoramento Ambiental
É o processo onde são efetuadas campanhas que visam acompanhar o comportamento das concentrações químicas de interesse até o momento que se identifique que as concentrações apresentadas atingiram as metas de remediação estipuladas.
Na sua normalidade, a CETESB solicita 02 campanhas hidrogeológicas que consiste em 02 anos de monitoramento, contemplando 04 relatórios, sempre sendo executados nos períodos de cheias (março/abril) e de secas (setembro/outubro).

© 2020 ENSA Ambiental. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido pela RB Publicidade

Desenvolvido pela RB PUBLICIDADE